20 abril 2011

Adriano rompe o Tendão de Aquiles.




Essa notícia deixou muitos corinthianos de cabeça quente, o Imperador Adriano sofreu uma lesão séria em seu pé esquerdo, o rompimento do  tendão de aquiles. O jogador vinha se recuperando de uma lesão em seu ombro esquerdo e aguardando melhores condições para treinar com bola, porém após participar de uma atividade física normal teve o tendão rompido. Segundo o médico do Corinthians, Dr.Joaquim Grava, Adriano poderá retornar aos treinos dentro de 5 meses, porém teme que fatores psicológicos possam atrapalhar seu retorno já que o atleta possui um histórico de problemas psicológicos.

 Entenda a lesão de Adriano
A ruptura do tendão de Aqulies é algo presente no mundo do esporte, principalmente em esportes onde é necessário ter explosões constantes em movimentos repetitivos. Há vários casos como o de Adriano em que após o período de recuperação o atleta pode voltar a ter suas atividades esportivas normalmente.


                                          

 O Tendão de Aquiles é uma estrutura que permite a sustentabilidade da parte traseira do pé. Ele fornece força na fase de impulso da passada (ciclo da marcha), pois sua função é levar a ponta do pé para baixo, ou seja, nos ajuda ficar na ponta do pé (flexão plantar) ou saltar (http://novablumenau.blogspot.com/).

Na maioria das vezes a ruptura se dá por falta de um alongamento adequado, durante a corrida ou atividades que incluem saltos, o tendão de Aquiles sofre forças de tensão repetidas por contração e estiramento dos músculos da panturrilha e isso pode facilitar o aparecimento de lesões por falta de oxigênio (hipóxia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário